menu fixo

7.1.16

A Constelação de Gemini

gemeos2
Os gêmeos Castor e Polideuces nasceram dos amores de Zeus, na forma de um cisne (tarado e zoófilo, o que mais comentar desse caboclo?), e de Leda (gr. Λήδα), esposa de Tíndaro, rei de Esparta. Eram irmãos de Clitemnestra e de Helena, que mais tarde se tornaria conhecida como Helena de Tróia.
Segundo a lenda, Leda deu à luz dois “ovos”: de um, saíram Helena e Polideuces, filhos de Zeus; do outro, Clitemnestra (esposa do rei Grego Menelau) e Castor, filhos de Tíndaro. Consta que, por isso, Helena e Polideuces (Pólux) eram imortais, enquanto Clitemnestra e Castor, mortais.
Os dióscuros eram representados geralmente como dois jovens cavaleiros, sempre juntos, usando uma espécie de capacete oval (nas representações tardias, principalmente). Seu símbolo, em Esparta, eram dois pilares verticais ligados por duas traves horizontais (a dókana), associados provavelmente a um rito de passagem da adolescência para a vida adulta. Recorria-se a eles em busca da vitória em batalha e na iminência de naufrágios; os marinheiros consideravam o fogo-de-santelmo uma personificação dos dióscuros e, portanto, um bom presságio.
Quando Teseu sequestrou Helena Castor e Pólux saíram, imediatamente, com seus sequazes para libertá-la. Teseu não se encontrava na Ática e os gêmeos recuperaram a irmã. Castor era famoso como domador de cavalos e cavaleiro e Pólux, como lutador.
gemeaux
Durante a expedição dos Argonautas houve uma forte tempestade E Orfeu invocou os deuses da Samotrácia, tocando sua harpa. A tempestade cessou, então, e apareceram estrelas sobre a cabeça dos gêmeos. Devido a isso, Castor e Pólux passaram depois a ser considerados as divindades protetoras dos marinheiros e viajantes, e as chamas que, conforme o estado da atmosfera, costumam aparecer em torno das velas e dos mastros das embarcações receberam seus nomes. Depois da expedição dos Argonautas, encontramos Castor e Pólux empenhados numa guerra com Idas e Linceus. Castor foi morto e Pólux, inconsolável com a perda do irmão, pediu a Júpiter que lhe permitisse oferecer a sua própria vida pela do outro. Júpiter consentiu que os dois irmãos vivessem alternadamente, passando um dia na terra e outro na morada celestial. Segundo outra versão, Júpiter recompensou a afeição dos irmãos, colocando-os entre as estrelas, como Gemini, os Gêmeos. Os dois receberam honras divinas sob o nome de Dióscuros (filhos de Jove). Acreditava-se que apareciam, às vezes mais tarde, participando de combates, de um ou outro lado, cavalgando magníficos cavalos brancos. Na história dos primeiros tempos de Roma, por exemplo, dizia-se que eles ajudaram os romanos na batalha do Lago Regilo, e, depois da vitória, foi erguido um templo em sua honra, no local 12851385745_b4d2a388a2_bonde apareceram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário