menu fixo

15.3.16

RELAÇÕES SEXUAIS PARTE 3

Dentro da caverna – homens primitivos
Três fatores sugerem que o momento desta verdade pode ter ocorrido na fase inicial da Era Neolítica. Em primeiro lugar, até então nenhum dos sexos parece ter sido o dominante. Em segundo, se a descoberta foi incitada por algum estimulo externo, o pastoreio dos animais foi o mais obvio e provável. A domesticação de animais começou com cabras – mais provavelmente com ovelhas, quando estes primeiros criadores e agricultores logo viram que as ovelhas segregadas não gerariam cordeiros e nem produziriam leite. Entretanto, quando um ou dois carneiros eram introduzidos no rebanho, os resultados eram espetaculares. Foi o momento em que o homem pela primeira vez observou um grupo de animais durante um longo período. Foi como um laboratório.
Nesta ocasião as condições de vida e de relacionamento se agravaram especialmente para as mulheres, quando as tarefas para elas se multiplicaram. Com o surgimento da agricultura começou para elas o começo de inúmeras obrigações. Nesta ocasião também o homem descobriu que tinha no seu meio, a função que o carneiro cumpria com as ovelhas.
O terceiro fator mais problemático e também em muitos casos o mais convincente, foi que “algo” simplesmente aconteceu no Oriente Próximo durante os misteriosos sete mil anos do Neolítico, quando o homem transformou-se de parceiro da mulher mais ou menos igual na sociedade, em um déspota reconhecido.
Após a instalação do patriarcado há 5 mil anos, a mulher adquiriu a condição de mercadoria, quando podia ser comprada, vendida ou trocada. Ela passou a ser considerada inferior ao homem e, portanto subordinada à sua dominação. Durante este período a cultura autoritária dominada pelo homem e também violenta era vista como normal e adequada, apoiando-se em dois pilares básicos – controle da fecundidade da mulher e divisão sexual de tarefas. A sujeição física e mental da mulher foi o único meio de restringir sua sexualidade e mantê-la limitada a tarefas especificas.
O estabelecimento do patriarcado na civilização ocidental foi um processo gradual que levou quase 2.500 anos – entre 3.100 a 600 a.C. A lógica patriarcal começa no Ocidente com a democracia ateniense, no século V a.C e o fim desta lógica se enraíza na Revolução Francesa, quando a democracia pretende aplicar-se a todos.
A caricatura popular do homem das cavernas carregando um bastão e arrastando uma mulher pelo cabelo, com “alguns traços divertidos”, no fundo mostra que o sexo, a dominação masculina e a violência coincidem – e, por baixo do verniz da civilização é assim que até hoje acontece com a mulher, quando é colocada (subliminarmente) como mercadoria e para uso, com a sua imagem em belos corpos sendo associada nas propagadas com o consumo maciço de cervejas e de carros, entre outras...

Nenhum comentário:

Postar um comentário