menu fixo

15.3.16

RELAÇÕES SEXUAIS PARTE 4

CARICATURA DE HOMENS DAS CAVERNAS PUXANDO MULHERES PELOS CABELOS...
As mulheres tiveram sua sexualidade reprimida e distorcida a ponto de até hoje muitas serem incapazes de se expressar sexualmente e muito menos atingir o orgasmo. Os homens por sua vez também tiveram a sua sexualidade bloqueada. A preocupação em não perder a ereção até hoje é tanta, que fazem um sexo apressado com o único objetivo de ejacular.

A maioria dos homens ainda persegue o ideal masculino – força, sucesso e poder, mas eles têm as mesmas necessidades psicológicas das mulheres, que é de comunicarem suas emoções e sentimentos. A questão é que desde criança são ensinados a desprezar as emoções delicadas e a controlar os sentimentos, a não serem aqueles próprios de um guerreiro. Demonstrar ternura, se entregar relaxado à troca de prazer sexual com a parceira é difícil, porque perder o controle ou falhar é uma ameaça constante para ele. O processo de socialização que transforma os meninos em homens (“machos”) impede a espontaneidade na relação com as mulheres. É impossível ser “sensível”, quando se está “travado emocionalmente”.
Os homens são levados a organizar sua energia e percepção em torno do desempenho e assim, se transformam em maquinas de fazer sexo, preocupados apenas em “marcar pontos” e ter ereções. O sexo passa ser um esporte, transforma em um jogo que se disputa a dominação da mulher e, este roteiro “homem-caçador” versus “mulher-presa” causa também sérios prejuízos à sexualidade masculina.
Na realidade a diferença entre os sexos é anatômica e fisiológica, o resto é produto de cada cultura ou grupo social. Tanto o homem como a mulher podem ser fortes e fracos, corajosos e medrosos, agressivos e dóceis, passivos e ativos, dependendo do momento e das características que predominam em cada um, independente do sexo. Insistir em manter conceitos de feminino e de masculino é prejudicial a ambos os sexos por limitar as pessoas, aprisionando-as a estereótipos.
A mentalidade patriarcal que definiu com tanto rigor o masculino e o feminino está perdendo as suas bases. Cada vez mais as pessoas desejam ser o todo, ou seja, não ter mais que reprimir aspectos de sua personalidade para corresponder às expectativas de atitudes consideradas masculinas ou femininas. A dissolução da fronteira entre o masculino e feminino possibilita uma sociedade de parceria longe do modelo de dominação de uma parte da humanidade sobre a outra, como existiu nos últimos milênios. Agora, é possível também que as pessoas venham a escolher seus parceiros amorosos e sexuais pelas características de personalidade e não mais por serem mulheres ou homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário