menu fixo

18.3.16

Religiões de matriz africana

Umbanda.

A umbanda foi oficialmente fundada em 1907 por Zélio Fernandino de Morais, unindo elementos das religiões africanas com do kardecismo e posteriormente dissociado das religiões de culto africano. Mesmo com essa dissociação podemos afirmar que as origens da umbanda são de matrizes africanas, a grande prova disso é que esses centros trabalham ativamente com caboclos e pretos velhos.

Candomblé

O candomblé teve origem no Brasil com a importação dos escravos de diversas regiões do continente africano que ao chegar aqui continuaram a professar sua fé.
A maior parte do conhecimento dessas religiões era transferida de forma oral e se perdeu com o tempo, isso se deve o fato de os escravos eram em sua maioria, ignorantes na comunicação escrita ou porque conheciam apenas o idioma de origem do qual não era falado no Brasil, fora o fato que após serem escravizados a sua única tarefa era trabalhar para os senhores feudais e dessa forma não poderiam continuar a realizar seus ritos religiosos.
O candomblé que praticamos hoje está muito longe de ser aquele praticado por nossos antepassados, um dos grandes responsáveis por isso alem dos motivos já citados anteriormente, foi o sincretismo religioso, os escravos foram obrigados a adotarem a fé de seus senhores que em sua maioria eram cristãos, dessa forma para manter o seu culto original, eles passaram a associar as divindades de sua religião com os santos católicos, criando assim uma correspondência entre eles, dessa forma ao adorar determinado orixá, no fundo estava se adorando o seu orixá correspondente. Se de um lado o sincretismo religioso foi um dos causadores das mudanças nas praticas das religiões africanas, por outro também foi importante para a sobrevivência da mesma.
Nossos antepassados eram oriundos de diversas etnias e regiões do continente africano e apesar de cultuar e praticar religiões muito semelhantes possuíam algumas características que diferem uma da outra. No Brasil o candomblé herdou essas características e é dividido por suas etnias de origem, essas são jeje, congo, angola, ketu e etc, essa diferença também é difícil de ser identificada mesmo pelos seus praticantes.

Candomblé x Umbanda

Atualmente é muito complicado diferenciar na pratica um do outro, pois muitos terreiros se denominam centros de umbanda mesmo tendo em suas praticas ritualísticas elementos do candomblé.  Os adeptos da umbanda oficial dizem que tudo o que não segue seus ritos não é considerado umbanda, porém há quem discorde.  Na pratica, atualmente temos tantas misturas que fica difícil distinguir.

Orixás.

Os orixás são divindades, deuses pertencentes a outro plano espiritual, que auxiliam os homens em suas vidas e na sua evolução. Alguns foram seres viventes que ao deixarem esse plano, passaram a ser adorados devido a grandes feitos realizados por eles, dessa forma criou se a egrégora e a divindade, outros são divindades por si só. Nossos antepassados cultuavam mais de cem divindades, porem atualmente no Brasil é algo em torno de dezesseis, cada orixá possui sua cor, comida, dia da semana, habitat natural e personalidade correspondente. Os orixás mais conhecidos no Brasil são Oxossi, Oxum, Ogum e Exu.

Catiços

Os catiços são entidades (muitos deles foram seres viventes) que utilizam os médiuns como intermédio para nos ajudar nesse plano físico, alguns fazem isso por missão atribuída a eles por uma força maior, outros buscam a própria evolução ou ambas as coisas. Depois de alcançado o objetivo, a respectiva entidade deixa de agir no plano físico não incorporando, mas no médium. Essas entidades também atuam como auxiliares dos orixás, sendo subordinada a eles em geral são divididos por linhagens tais como, baianos, caboclos, pretos velhos e etc. As entidades costumam manter suas características e hábitos de quando faziam parte do plano físico, por esse motivo muitos deles fumam e bebem.  Por buscarem evolução, nós costumamos dizer que eles atuam na “direita”.

Exu(Lebara)

Muito confundido com o Diabo cristão pelos leigos, Exu ao contrario dos catiços da “direita” são espíritos livres, por esse motivo são muito mal compreendidos.
No terreiro Exu é o mensageiros dos orixás além de responsável por guardar as porteiras, proteger o centro e seus membros, alem de atuarem em situações onde os catiços em busca de evolução não poderiam. Para o praticante da religião o Exu é um companheiro que lhe guarda as estradas e protegem dos inimigos e abrir as portas de oportunidades.
Um erro muito comum dos leigos é associar os Exus ao mal, quando na verdade o conceito de bem e mal é relativo, é preciso compreender que a maldade está naquele que busca a entidade para determinado fim e não na entidade em si.
Exu e lebara são termos genéricos que pode se referir tanto a homem quanto a mulher, mas normalmente nos centros nos referimos ao homem como exu e a mulher como exu-fêmea ou pombo-gira.

Curiosidades

O principal idioma adotado nas casas de tradição africana é o Ioruba, esse dialeto está muito presente nas praticas ritualísticas e no cotidiano de seus membros, outro idioma também muito encontrado é o kimbundo. Abaixo colocarei alguns termos e expressões (em português para facilitar o entendimento)  muito usados entre os praticantes da religião.

Cumprimentos.
Mutumbá
R. Mutumba axé
Mucuiu
R. Mucuiu no zambe
Colofé
R. Colofé Olorum
Nomes.
Orí – Cabeça.
Omí – Agua
Lobaça – Cebola
Obí – Nóz de cola
Babalorixá – Pai de Santo
Yalorixá – Mãe de Santo
Yawo – Filho de santo (Médiun)
Ogã – Cargo dentro da hierarquia (Homem)
Ekédi – Cargo dentro da hierarquia (Mulher)

Por Pietro Marks

Nenhum comentário:

Postar um comentário